O pecuarista vem se preparando para produzir

O pecuarista vem a cada ano se preparando para produzir mais e melhor, usando tecnologia de ponta. O Brasil é o maior produtor de carne bovina do mundo, e com o preço altamente competitivo.

O ano de 2020 terminou com o preço da arroba em torno de R$ 300,00, mas a média do ano ficou na faixa de R$ 220,00. Enfraquecido pela pandemia, o mercado interno, associado à falta de chuva, em especial nos po
los produtores de carne do país. As exportações andaram bem, com o aumento global de cerca de 12% em voluma, em especial o mercado chinês.

A tendência em 2021 é do favorecimento das exportações de carne bovina, em especial ao mercado asiático. A dependência de apenas dois compradores que são a China e Hong Kong, preocupa bastante e se houver algum problema político, sanitário ou econômico afetará diretamente a exportação. Portanto a diversificação de produtos é muito importante.

Com o Dólar em alta, desvalorizando o Real, as exportações estão mais motivadas e espera-se que a pós pandemia, reative a renda nacional e empregos para contrabalancear a situação.

Estamos atualmente no ciclo de alta de preços de bezerros. Os preços das categorias de reposição no Mato Grosso, por exemplo, sofreram reajustes anuais acima de 60%, o que leva à retenção de fêmeas, aumentando a produção de bezerros e, consequentemente, uma maior disponibilidade de ofertas para os recriadores no médio prazo, o que deve aliviar os custos de reposição somente em 2022. O aumento da demanda por estes animais nos primeiros meses de 2021 deve manter os preços elevados.

O panorama da pecuária, apesar de insinuar um tanto “amedrontador”, motiva a criação e expansão dos negócios. Carne e leite em alta!

*******

Caro produtor rural de nossa região, a partir de agora você tem um canal à sua disposição para divulgar seu trabalho aqui no nosso blog (opovoagronews.blogspot.com) e se comunicar conosco. Pelo whatsapp.com através da nossa página. (Claudio Vianei)


Comentários